Para participar da palestra, mesa redonda e oficinas, inscreva-se aqui.
Todas as atividades acontecerão no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas.
Palestra de Abertura
Título: Modelagem Clássica e IA: Transformando a Engenharia
Horário: 14h30 – 15h30
Palestrante: Márcio Vianna Neto (Bloom consultoria)
Local: Auditório do prédio 43
O que será abordado: A inteligência artificial está fazendo com que a engenharia se mova de uma abordagem “model-first”, baseada em modelos clássicos e fenomenológicos, para uma perspectiva “data-first”, que enfatiza o aprendizado a partir de dados. Nesta apresentação vamos explorar as diferenças entre modelagem tradicional e aprendizado supervisionado, os desafios envolvidos nessa transição, destacaremos técnicas como clustering e detecção de anomalias, e discutiremos como sistemas recomendadores podem criar novas oportunidades para facilitar o trabalho daqueles que trabalham com processos industriais.
Currículo do palestrante: O Prof. Dr. Márcio Vianna é engenheiro químico com doutorado pela Lappeenranta-Lahti University of Technology (Finlândia) e pela Universidade Federal de Minas Gerais, especializado em simulação e otimização de processos. Desenvolvedor do Voima Toolbox, uma plataforma de cálculos que conta com milhares de engenheiros inscritos, ele tem ampla experiência no desenvolvimento de simuladores de processos e na aplicação de técnicas de IA, principalmente nas áreas de aprendizado não-supervisionado, visão computacional e sistemas recomendadores. Hoje, ele ajuda empresas de controle de processo a desenvolverem soluções de visão computacional, empresas de logística a criarem preditores de preços de rotas com deep learning, e auxilia outras companhias de médio e grande porte na construção de seus próprios simuladores.
Coffee break
Horário: 15h30
Mesa Redonda
Título: IA como suporte às atividades acadêmicas
Horário: 16h – 17h
Palestrantes: Gustavo Luís Soares, Maury Meirelles Gouvêa Júnior, Sandro Jerônimo de Almeida
Local: Auditório do prédio 43
O que será abordado: Os múltiplos usos de IAs como apoio ao desenvolvimento de atividades profissionais e docentes.
Currículo:
Gustavo Luís Soares: Gustavo Luís Soares é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil, concluídos em 1995 e 1997. Em 2008, obteve seu doutorado em Engenharia Elétrica pela UFMG, em colaboração com a Université de Brest, França. Atualmente, é professor de Engenharia Elétrica na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Suas pesquisas envolvem redes neurais, algoritmos híbridos com análise intervalar, otimização robusta, tomada de decisão e computação evolutiva multicritério. Além disso, atua com consultoria técnica em engenharia elétrica e em gestão de empresas, sendo também autor de livros técnicos e de ficção.
Maury Meirelles Gouvêa Júnior: Doutor em Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, pela UFPE com colaboração da University of Strathclyde, na Escócia, bacharel e mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia Elétrica, pela PUC Minas. De 2005 a 2006, foi consultor de desenvolvimento do projeto de monitoramento e controle inteligente de semáforos, implantado no Recife, PE. Em 2007, foi pesquisador visitante do Industrial Control Centre da University of Strathclyde, em Glasgow, Escócia. Atualmente, é professor da PUC Minas, onde atua como professor e pesquisador, coordenou o curso de Engenharia Elétrica, campus Contagem, por 10 anos e participa de projetos de pesquisa e divulgação científica. Atua como desenvolvedor e consultor de projetos de Inteligência Artificial com ênfase em IA generativa, processamento de linguagem natural e otimização.
Sandro Jerônimo de Almeida: É doutor na área de Engenharia Aeroespacial pela UFMG, bacharel e mestre na área de Informática pela PUC Minas, onde leciona, pesquisa e chefia o departamento de Engenharia de Computação. Foi coordenador geral do Centro de Inovação Microsoft-PUC Minas (MIC) durante 10 anos, onde teve a oportunidade de trabalhar com dezenas de projetos inovadores. Colaborou com o Center For Urban and Regional Analysis (CURA) na The Ohio State University (OSU), onde realizou parte de seu doutorado e participou de atividades do NEXTOR II, um consórcio da FAA (Federal Aviation Administration) nos Estados Unidos focado em Pesquisa Operacional na aviação. Seus trabalhos de pesquisa e inovação abordam a aplicação de inteligência artificial, otimização de sistemas e mineração de dados nas áreas de aviação, educação, jogos digitais, saúde e simulação de mosquitos Aedes Aegypti. Entusiasta, co-fundador e mentor de diversas startups e programas de aceleração de negócios, realizou estudos e visitas a ecossistemas de inovação e empreendedorismo digital na Ásia, Europa e Estados Unidos. Seu trabalho na inspiração e orientação de estudantes tem resultado em produção técnica relevante e prêmios em competições de Inovação em âmbito Nacional e Internacional.
Apresentações de artigos
Horário: 18h – 19h
Apresentações de artigos
Horário: 18h – 19h
Oficina Prática
Ferramentas de Inteligência Artificial para a prática docente
Instrutor: Maury Meirelles Gouvêa Júnior
Horário: 14h – 16h
Local: Laboratório de informática 02, Prédio 34
O que será abordado: Introdução à Inteligência Artificial (IA). IA no contexto educacional. Ferramentas de IA para Educação. Atividades práticas. Discussão ética e desafios da IA na Educação. Encerramento e próximos passos.
Currículo do Instrutor: Doutor em Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, pela UFPE com colaboração da University of Strathclyde, na Escócia, bacharel e mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia Elétrica, pela PUC Minas. De 2005 a 2006, foi consultor de desenvolvimento do projeto de monitoramento e controle inteligente de semáforos, implantado no Recife, PE. Em 2007, foi pesquisador visitante do Industrial Control Centre da University of Strathclyde, em Glasgow, Escócia. Atualmente, é professor da PUC Minas, onde atua como professor e pesquisador, coordenou o curso de Engenharia Elétrica, campus Contagem, por 10 anos e participa de projetos de pesquisa e divulgação científica. Atua como desenvolvedor e consultor de projetos de Inteligência Artificial com ênfase em IA generativa, processamento de linguagem natural e otimização.
Oficina Prática
Título: Inteligência Artificial para a Pesquisa científica
Palestrante: Bárbara Caroline Ricci Nunes
Horário: 16h – 18h
Local: Laboratório de informática 02, Prédio 34
O que será abordado: Esta oficina visa fornecer uma introdução ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas à pesquisa científica, explorando suas funcionalidades, benefícios e limitações no contexto acadêmico. Ainda, serão abordadas as políticas e diretrizes de uso ético da IA em publicações científicas. O curso é voltado para pesquisadores e estudantes interessados em compreender o impacto e o potencial das ferramentas de IA na produção e disseminação de conhecimento científico.
Currículo da Instrutora:
Professora Adjunta II do Departamento de Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da PUC Minas. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), mestrado (2015) e doutorado (2019) em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do curso de pós-graduação em Engenharia de Controle Ambiental e também do curso de pós-graduação em Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas (IEC – PUC Minas). Atualmente é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do departamento de Engenharia Química da PUC Minas e do Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos. Atua nas seguintes áreas: caracterização específica de efluentes industriais e domésticos; tratamento avançado de águas e efluentes com ênfase em: processos de separação por membranas (microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração, osmose inversa, osmose direta, contactores de membrana e biorreatores com membranas); tratamento biológico; adsorção, reforma catalítica.
Apresentações de artigos
Horário: 18h – 19h
Views: 152